Se você tem um blog, ou site simples, ou mesmo publica fotos de pequenos objetos no orkut ou outro desses sites de relacionamento, com certeza essas dicas vão te ajudar bastante. Tudo bem que hoje em dia, com as câmeras digitais em mãos, você pode tirar quantas fotos quiser até que ela fique boa, mas economizar tempo também é importante e caso você queira publicar fotos de peças que você produz ou que você revende, é claro que fotos bem tiradas impressionam mais.
A primeira coisa que você deve considerar, é que a melhor luz que existe é a luz do dia. Ela realça cores e suaviza contornos, mas lembre-se, não fotografe suas peças diretamente sob o sol, e sim à sombra, com o sol às suas costas. Escolha a hora mais clara do dia e o lugar mais bem iluminado da sua casa. O flash é uma facilidade que precisa de muito conhecimento técnico para dar bons resultados. Falaremos mais sobre isso outra hora.
1 – Escolha o lugar mais claro da sua casa
2 – Encoste uma mesa na parede
3 – Uma folha de cartolina branca grande
4 – Fita crepe
Fixe a cartolina na mesa com a fita crepe.
Veja no detalhe.
Fixe a outra extremidade da cartolina na parede, com a fita crepe.
Veja o detalhe.
Posicione o objeto no centro da cartolina, afastado da parede. Quando você elimina detalhes ao redor, você valoriza a peça, por isso o fundo branco, que chamamos de fundo infinito.
Escolha o melhor posicionamento da sua peça, de preferência em ângulo, para que ela não fique chapada e dê noção de profundidade.
A máquina deverá ficar posicionada ligeiramente acima da peça, a uma distância de aproximadamente 1 metro.
A primeira coisa é desabilitar o flash da máquina.
Se você não tem muita experiência, use o modo P da sua máquina, que, de uma maneira simplificada, é o modo semi-automático.
Ajuste o ISO, ou a sensibilidade, para 100 ou 200.
Ajuste o tamanho da sua foto no menu da sua máquina. Alguns modelos aparecem como Qualidade.Lembre-se que essa escolha está vinculada ao uso que você dará para essa foto, por exemplo, para Orkut elas podem ser menores, mas para uma publicação impressa devem ser grandes. Por isso a grande dica é sempre fazer a foto na maior qualidade disponível e, se for o caso, reduzí-la posteriormente, pois o processo inverso não é possivel.
Pronto, agora tudo já está preparado para a fotografia. Veja como ficou.
Fotos e dicas de: Marcelo Pereto
Nenhum comentário:
Postar um comentário