Esse artigo é a terceira parte de nossos temas relativos à formação de preços de seus produtos de artesanato e trata sobre como definir o lucro.
Leia o primeiro artigo que trata sobre os custos da matéria-prima e da mão-de-obra, clique para ler.
Leia também o segundo artigo que trata sobre as despesas fixas de manutenção de seu negócio, clique para ler.
Estamos usando como exemplo a Maria Bonequeira, uma artesã que faz bonecas de pano. Você adapta as dicas para o seu caso, ok?
Não existe negócio de sucesso sem lucro. Todo negócio precisa ser rentável para que possa crescer de forma saudável, evoluir e se aprimorar. O lucro é a parte do preço de venda que ao ser poupada e acumulada permitirá que você amplie sua produção, adquira ferramentas modernas e invista em interesses que tornem seus produtos mais conhecidos e procurados. É com o lucro que você ampliará seu negócio sem perder o sono com contas para pagar.
A Maria Bonequeira explicou que costuma agregar aos produtos como lucro uma porcentagem que varia entre 20 e 50%. Ela diz que tudo depende do negócio que surge. A Maria Bonequeira usa como base de cálculo do lucro o valor total que pagou com os custos da matéria-prima somados com as despesas fixas de manutenção do seu negócio. Depois que ela soma esses dois valores ela aplica sobre ele a porcentagem de lucro apropriada para a situação. Assim ela tem de lucro um valor que vai de R$8,25 até R$20,63.
Vamos entender:
Total dos custos com matéria-prima = R$33,15
Total dos custos com despesas fixas = R$8,15
Isso tudo soma R$41,27. Sobre esse valor a Maria Bonequeira aplica 20% que dá a R$8,25 ou até 50% que dá R$20,63. Como ela diz, tudo depende do negócio que aparece.
O lucro é a margem sobre a qual você negociará os descontos e facilidades aos grandes compradores, portanto tenha ele muito claro em mente para nunca perder uma negociação. Imagine que um lojista queira comprar toda a sua produção e pagar à vista. Certamente para ele a margem de lucro que você colocará em seus produtos será a menor que desejar, pois recebendo à vista poderá ampliar sua produção naquele mês ou comprar material com preços mais vantajosos, o que será lucrativo também. Nesse caso a Maria Bonequeira usa o lucro de 20%.
Se ao contrário você estiver negociando suas peças uma a uma numa feirinha de artesanato, coloque uma porcentagem maior e tenha sempre jogo de cintura para dar um desconto extra quando necessário. Na feirinha a Maria Bonequeira aplica o lucro de 50%, mas se a cliente leva duas peças ela reduz para 40%.
Quando você sabe a partir de que valor começa a ganhar dinheiro, pode dar todo o desconto que precisar sem medo de fazer um mal negócio. A Maria Bonequeira sabe que jamais deve vender suas bonecas por menos de R$41,27, assim se ela vender por R$45,00 ela sabe que não perdeu dinheiro.
Dica de ouro
Lucro existe quando conseguimos guarda-lo para os momentos de necessidade e para futuros investimentos, afinal você nunca sabe quando sua máquina de costura vai estragar ou seu computador quebrar. Resista à tentação de gastar esse dinheiro no final do mês com assuntos pessoais, ou seu negócio nunca sairá do lugar.
O lucro que for acumulado ao longo de 1 ano poderá transformar seu negócio, pense nisso.
MATERIA DO SITE (ALEMDARUA)
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